Portifólio

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICs

Ativ-1.1_ElizeteFerrene: Sou professora das séries iniciais do ensino fundamental da Escola José Maria Hesketh Conduru e na minha prática pedagógica estou sempre buscando inovações fazendo uso das tecnologias, visto que, os alunos têm suas opiniões formadas e estão cada vez mais antenados no mundo da informática. Para buscar melhorar, no processo de ensino aprendizagem dos meus alunos, dou-lhes oportunidades para socializarem suas idéias através das atividades em grupo e nas atividades individuais, incentivando-os ao desenvolvimento da capacidade para agirem e refletirem de forma autônoma.
Como educadora, faço pesquisas em livros, internet, e outros, para que eu possa adquirir conhecimentos necessários no desempenho da prática pedagógica e da educação de maneira em geral. Através de relatos de experiências dos colegas e das observações feitas em sala de aula, monto estratégias e recursos didáticos necessários ao desenvolvimento dos trabalhos educacionais.
Mediante ao exposto acima, posso afirmar que as tecnologias não são assustadoras, pois, alas são recursos que possibilitam diversas maneiras de utilização dentro da prática pedagógica, proporcionando através de pesquisas em internet, uso de som, microfone, televisão, data show, d.v.ds, e outros, um ensino-aprendizagem eficaz, despertando cada vez mais o interesse dos alunos pela escola, atendendo assim, as espectativas da comunidade escolar.
Minha escola dispõe apenas de dois computadores destinados ao atendimento especializado. Porém, nosso alunado tem acesso a locais que oferecem internet, jogos de game, etc, por isso não é tão difícil trabalhar as tecnologias e suas utilidades, porque tudo isso já faz parte de sua realidade social fora da escola. Mas as dificuldades existem porque esses meios ainda são fictícios no contexto da prática pedagógica dentro de sala de aula.

Ativ-1.2_ElizeteFerrene: Quando se fala em recursos tecnológicos, refere-se diretamente ao uso de informática (computadores conectados à internet, data show, e outros) dentro do contexto escolar para auxiliar no desenvolvimento das atividades, porém é preocupante o fato de que nem todos os educadores, por mais que seja fácil o acesso, ao ainda que se tenha esses recursos dentro da sua escola, estes ainda não estão preparados para utilizá-los como meio educativo envolvendo suas disciplinas. E o que é pior, em pleno seculo XXI, existem professores totalmente leigos a era da informática, que nunca utilizaram um computador nem para uso próprio nem com perspectiva de aprendizagem para trabalhar com seus alunos, visto que, muitas escolas estão num futuro bem distante de ser informatizada.

Ativ-1.3_ElizeteFerrene: Acredito que o Prof. Dr. Ladislau Dowbor, em sua entrevista, fala de uma escola mais ousada, aberta à amplitude do conhecimento, estruturada tecnologicamente para fortalecer a educação. Sair da “mesmice”. Pois, enquanto o professor continuar pensando que os recursos tecnológicos disponíveis na escola são apenas ferramentas opcionais mediante o ensino-aprendizagem do educando, este vai continuar atrelado aos mecanismos e criatividades de uma educação tradicional, mas se parar, repensar suas práticas pedagógicas e olhar para as tecnologias como instrumentos que vão dar harmonia ao processo educacional moderno do aluno, então a escola será um ambiente favorável e “articuladora dos diversos espaços do conhecimento”.

Ativ-1.4_ElizeteFerrene: A E.M.E.I.F. 'Prof. José Maria Hesketh Conduru, disponibiliza dos seguintes recursos: quadro-negro, giz, micro system, televisão, Dvd Player, dois computadores, incluindo internet, uma televisão, impressora, scaner, brinquedos educativos, quadro branco, livros didáticos, revistas, bebedouros, freeser, fogão e outros.

Ativ-1.5_ElizeteFerrene: Geralmente minhas experiências didática com o uso de
recursos tecnológicos envolvendo conteúdos curriculares, são realizadas através de projetos. O Projeto FOLCLORE, por exemplo, em parceria com outros professores, desde o momento da preparação até sua culminância, precisou de máquina de costura para preparar o figurino, tesouras, equipamentos sonoros e visuais, microfone, dentre outros, instrumentos de carimbó e o próprio conjunto de carimbó, tudo para estimular o conhecimento e incentivar a cultura do lugar, através de construção de textos, leituras de histórias, pesquisas, recortes de figuras, ensaios da dança do carimbó, e finalmente uma apresentação para toda a comunidade escolar.
Este Projeto interdisciplinou com Português, Matemática, Arte, Educação Física, Ciências e saúde e, estudos da História e Geografia.

Ativ-1.6_ElizeteFerrene: A prática pedagógica do professor com o uso da tecnologia ainda está sendo muito tímida ou restrita. Depende muito dos recursos disponíveis nas escolas ou precisa ainda de preparação constante (curso de capacitação). Precisa também de tempo ou formações para construir projetos. As tecnologias mais usadas ainda são: quadro-negro, giz e o livro didático.
Algumas vezes, realiza atividades que necessitam de equipamentos sonoros e/ ou audio-visuais. Exemplo: atividades com danças e filmes educativos.

Ativ-1.7_ElizeteFerrene: Dentre muitos projetos realizados, darei destaque neste momento ao “Projeto Contando Histórias” que, considerando a importância de uma educação de qualidade na escola e poder oferecê-la ao educandos, pensei em diversas formas de trabalhar em sala de aula e este projeto, inserido nesse contexto, teve a intenção de contribuir para a eficiência da educação neste município, promovendo a participação de toda a comunidade escolar, em especial, da família, que geralmente fica à margem do processo ensino aprendizagem, visto que, hoje, as metodologias ainda estão muito atreladas a uma educação tradicional, ou seja, “NA MESMICE“. Um novo rumo a este processo educacional em vigor, faz-se necessário, pois promover a educação é valorizar o ser humano.
Tal projeto visou trabalhar a descoberta e o incentivo da leitura aos alunos de educação infantil, abordados através da oralidade e da interação entre pais, professores, servidores de apoio e os próprios alunos, por meio de várias atividades de leitura, esquetes, brincadeiras e recursos tecnológicos.
Objetivos específicos em destaque: Utilizar a interdisciplinaridade, para conduzir o aluno a um conhecimento mais amplo; Despertar nas crianças o gosto e o interesse pela leitura; Identificar os órgãos dos sentidos e saber a importância de cada um deles; Levar aos conhecimentos das crianças os diferentes tipos de moradia; Incentivá-los à valorizar o folclore curuçaense; Reconhecer cores, formas e quantidades; Através da construção de brinquedos com materiais de sucata, levar aos conhecimentos das crianças a importância da reciclagem para a preservação do meio ambiente. Proporcionar à criança, a expressão da arte;

Disciplinas envolvidas: CIÊNCIAS – (estória infantil – Os cinco sentidos), ESTUDOS SOCIAIS – Tipos de moradia (estória infantil – os três porquinhos), ARTE – Folclore (lendas, músicas, danças, vídeos, artesanatos) e MATEMÁTICA – Quantidade, cores e formas (pinturas, brincadeiras)

Seu desenvolvimento consistiu em contar, a cada semana, uma história infantil, construindo com material de sucata, os personagens das histórias que foram contadas pelos pais nos vários encontros em sala de aula, sempre ilustrando os personagens através das figuras e dos desenhos feitos à mão identificando cores e formas, destacando as vogais nos nomes dos personagens, fazendo a leitura, a ordem e a contagem das letras contidas nos nomes dos personagens.

Este Projeto teve como fonte de consulta, Livros, internet e filmes, utilizando os seguinte recursos didáticos:
Livros (histórias infantis)
Cd-room (músicas infantis)
DVD e televisão
Materiais de sucata
E.V.A, cola BRASCOPLASTE, papel, giz de cera, tinta guache, pincéis, tesoura, TNT, lã e canetinhas para tecido;
e recursos Humanos:
Professores, diretora, alunos, pais e/ou responsáveis de alunos, pessoal de apoio, grupo de carimbó: Os curiós Mirins do Bairro Rodoviário, totalizando a participação de 60 pessoas, num período de 3 semanas.
A avaliação foi feita durante as aulas através da participação, entrevistas com alunos e pais, diálogo em grupo entre o professor e os alunos.
Este Projeto teve uma ótima participação de todos os envolvidos no processo.

Ativ-1.8_ElizeteFerrene: A Escola Hesketh Conduru dispõe de vários recursos tecnológicos como:
Quadro-negro, giz, revistas, livros, escovódromo, micro system, televisão, Dvd Player, microfone, que são utilizados como materiais didáticos de uso geral nas atividades em grupos ou nas atividades individuais conforme os planejamentos e projetos dos Professores da referida escola. Tem também uma sala multi-funcional exclusiva para Atendimento Educacional Especializado – AEE, com dois computadores, incluindo internet, uma televisão, impressora, scaner, brinquedos educativos e quadro branco, para atender no contra-turno os alunos especias inclusos.

Ativ-2.1_ElizeteFerrene: A pesquisa consiste em buscar entendimento sobre “Hipertexto”, utilizando recursos da internet:
[..] Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. [..] o conceito de "Lexia", que seria a ligação de textos com outros textos. Em palavras mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas [..]. (HIPERTEXTO, Disponível em Acesso em 20 de outubro de 2010).

Hipertexto ainda pode ser compreendido pela leitura do texto seguinte:

[..] Pode explicar-se como sendo uma maneira de organizar as ligações externas de textos na web. O prefixo hyper implica que se pode ultrapassar essa limitação local, uma vez que ela pode ser feita com esse servidor ou num externo. [..] A utilização mais corrente deste termo é o de ligar o texto das páginas na web com informação relacionada, por meio da hiperligação (hyperlink). Clicar numa hiperligação tem por efeito dar ordem ao computador de ir buscar essa informação e a apresentar no navegador. (HIPERTEXTO, Disponível em Acesso em 20 de outubro de 2010).

Mediante a pesquisa feita sobre hipertexto, observou-se a necessidade e facilidade da leitura quando se tem dentro de um mesmo texto várias opções ou referências de outros textos por meio de links, para enriquecer o conhecimento sobre diversos conteúdo hiperligados. A página da Wikepédia, solicitada para esta atividade, apresenta várias palavras que têm essa finalidade, por exemplo: digital, hiperlinkes, Roland Barthes, World Wide Web e outros que vão completar a pesquisa com informações extras.
Note que, as palavras em destaques (azuis) lhe dão novas informações, interagindo com a página principal de sua pesquisa. Basta clicar nelas. São Pequenas funções, porém são coisa importantes e significativas, que podem ser utilizadas como ferramentas nas práticas pedagógicas do educador.
“O hipertexto no contexto educacional: Num primeiro lançar de olhos percebemos que assim como reconfigura o papel do autor-escritor e do usuário-leitor, alterando a idéia de posse e de autoria de um texto fisicamente ilhado, com significado único, e hierarquicamente superior aos comentários e notas que dizem respeito a ele, o hipertexto pode afetar, também, a forma de atuação do professor e do aluno...” (Leia mais)

Ativ-2.2B_Hipertexto_ElizeteFerrene:

Hipertexto é um mundo de informações interligadas que servem para enriquecer nossos conhecimentos. Segundo Bolter e Grusin-2005, "...hipertexto não ocorre apenas no meio digital...".E Landaw e Outros - 1995, "entendem hipertexto apenas nos ambientes digitais ..." . Acredito, pois, que, Embora haja divergências no conceito sobre hipertexto, o mundo da internet faz a diferença no ensino aprendizagem, possibilitando tanto para o aluno quanto para o professor novas descobertas.